Confira o estudo sobre a Terra e a sua representação no globo terrestre

Os alunos do 3º ano do Colégio Anglo Leonardo da Vinci embarcaram em uma incrível aventura logo na primeira aula de Ciências deste ano: viajaram ao espaço utilizando Mapa Mundi e Google Earth, mapa de satélite em tempo real.

Na unidade Osasco, os estudantes se tornaram astronautas e, para entrarem no clima espacial, colocaram o plano de fundo de suas telas no modo cosmos nas aulas remotas. Eles se imaginaram dentro de uma aeronave e observaram o planeta Terra em uma dimensão ampla.

“Nessa observação, descobriram o que é atmosfera e qual sua função, fizeram a relação entre a porção de água e de terra e checaram o continente gelado (Antártida). Analisando as cores, identificaram as zonas urbanas e rurais, o desmatamento, o deserto, montanhas e geleiras”, explica a professora Tati.

Além de conferir as características tão peculiares da Terra, a turma “viajou” para outros países e conheceu novas cidades. Com interesse e empolgação, os estudantes adoraram a oportunidade de visitar a escola on-line, usando o Google.

Esse tema também foi bastante explorado na unidade Granja Viaja. A professora Luciana mostrou o Mapa Mundi e abriu uma conversa curiosa acerca do formato do Planeta. “Assistimos a vários vídeos para ilustrar esses conceitos e os alunos confeccionaram um objeto tridimensional que representasse o Planeta Terra usando material que tivessem em casa, como massinha de modelar, por exemplo”, conta.

Segundo ela, a finalidade de propor a atividade “mão na massa” foi estimular e valorizar a criatividade científica das crianças. “É um assunto muito rico e que desperta demais o interesse delas. Nas próximas aulas, continuaremos estudando Astronomia. Descobriremos as estrelas, os planetas, a Lua e os movimentos de rotação e translação da Terra”, finaliza