Esses animais são fundamentais na manutenção dos ecossistemas 

Você sabia que os dinossauros foram os primeiros répteis a habitar o nosso planeta? Hoje existem cerca de 6 mil espécies de répteis. Essa foi uma das descobertas da turma do 3º ano do Colégio Anglo Leonardo da Vinci, da unidade Alphaville.

Na história evolutiva, os répteis foram os primeiros animais vertebrados a conquistar o ambiente terrestre. Tartaruga, jabuti, cágado, cobra, serpente, jacaré, crocodilo, camaleão, iguana e lagarto são alguns exemplos deles. Assim como os peixes e os anfíbios, eles são pecilotérmicos: a temperatura do corpo varia de acordo com a do ambiente.

Os alunos conheceram seu hábitat, sua reprodução e a importância desses animais para manter o equilíbrio ecológico em que vivem. “Eles são fundamentais na manutenção dos ecossistemas e no equilíbrio ecológico, visto que fazem parte da cadeia alimentar de diversos grupos animais. Além de serem responsáveis pelo controle de diversas pragas”, explica a professora Cláudia.

As aulas de Ciências foram enriquecidas com a participação do professor Victor, de Biologia. Ele compartilhou curiosidades e reforçou a necessidade de preservarmos o meio ambiente e cuidarmos para que os répteis não entrem em extinção.