Aprendizado flui de forma lúdica e divertida

Os alunos do 3º ano estão ampliando o conhecimento sobre o Sistema de Numeração Decimal, tema estudado nos dois anos anteriores. Para enriquecer esse conhecimento, eles usaram o Ábaco e jogaram o Jogo Nunca 10. De forma lúdica e divertida, o aprendizado está fluindo no ensino presencial e on-line.

Na prática, o jogo funciona assim: um aluno joga dois dados, a soma dos dados indica quantos palitos ele deve pegar. A regra é que ele não pode acumular mais de 10 palitos. Então, ele amarra e separa sua dezena. A turma anota na lousa a pontuação de cada um durante as jogadas.

“O foco agora é estudar as características de base 10, de valor posicional, de composição e decomposição de número natural de até quatro ordens. Farão ainda a escrita numérica, ordenação e comparação entre números. A prática e as brincadeiras enriquecem a teoria e faz muito mais sentido para as crianças”, conta a professora Aline, da unidade Alphaville.

Na unidade Granja Viana, além do Jogo Nunca 10 e o Ábaco, os estudantes usaram o material dourado, que também favorece o aprendizado de Matemática. “Com esses jogos, os alunos compreendem os agrupamentos no nosso sistema de numeração decimal e, assim, entendem o valor posicional dos algarismos na composição dos números”, acrescenta a professora Luciana.

Após as atividades práticas, as turmas seguiram para a resolução de problemas sobre o jogo, um momento em que os conceitos são compreendidos com mais clareza. “Vivenciar os jogos é essencial nessa faixa etária. É um suporte no processo de aprendizagem dos alunos”, ressalta.