Blog

Unidade Alphaville 2

Aula é enriquecida com experiência de percepção da luz e sombra

O dia a dia é cheio de transformações e desperta o interesse das crianças por explorar, investigar e conhecer mais sobre o mundo que as cerca. Nesse sentido, a sombra, além de chamar a atenção delas, é um fenômeno rico em possibilidades de aprendizado. Por isso, foi um tema trabalhado em sala de aula.

O ponto de partida foi o estudo do Sistema Solar. Os alunos do 2º ano, das unidades Alphaville, Granja Viana e Osasco, conheceram as Galáxias e constataram que o universo e o Planeta Terra são gigantes.

O professor Victor, do Ensino Fundamental 2, contribuiu com uma aula curiosa sobre o assunto. Ele mostrou, por exemplo, que a Terra faz o movimento de rotação em torna dela mesmo. Ou seja, o Sol não sai do seu lugar, mas o Planeta gira. Essa grande estrela é uma valiosa fonte de luz. Por meio dela, é possível observar as sombras.

“As crianças investigaram o movimento aparente do Sol, associando ao tamanho da sombra projetada. O objetivo foi observar, descobrir e relacionar os elementos necessários para a formação das sombras”, conta a professora Roberta. Os alunos também conheceram e criaram o teatro de sombras. Assim, desenvolveram habilidades de construção com objetos cotidianos para ampliar o conhecimento da formação da sombra a partir de uma luz artificial.

A sombra é uma oportunidade para se conhecer através de sua imagem projetada. Também é uma forma de contemplar o outro de maneiras diversas: sombra maior, menor, desfocada, inclinada, entre outras perspectivas. Não é à toa que é ela é a base do efeito tridimensional.

Em Osasco, os alunos desenharam a sombra com a mão em uma folha branca e produziram uma reelaboração. “Este é um recurso do método Aprender a Estudar que os estimula o aluno a fazer registros do que entendeu do conteúdo por conta própria. Continuaremos com essa temática em um teatro de sombras nas próximas semanas”, ressalta a professora Ediléia.