Histórias e atividades práticas estão envolvendo alunos de Alphaville 2

Ter contato com a leitura de diferentes livros e gêneros textuais é muito importante para que a criança evolua em suas descobertas em torno da escrita e alfabetização. A unidade Alphaville 2, por exemplo, tem ampliado cada vez mais o repertório dos alunos. Muitas histórias estão envolvendo o primeiro ano e contribuem para sua interação com as palavras.

Recentemente, a turma conheceu o livro “Cada um mora onde pode”, do grande autor Ziraldo. Brincando com as letras e as frutas, o Bichinho da Maçã se lembra das casas de alguns de seus amigos e analisa para concluir que melhor mesmo é a sua própria casa.

Para enriquecer esse momento, a diretora Letícia levou para a escola um jabuti, a “Tata”. Os alunos adoraram a experiência de interagir com o animal. Vale ressaltar que todos higienizam as mãos antes e depois da interação. O sucesso foi garantido, é claro, e tem tudo a ver com os aprendizados que se potencializam nas experiências e atividades práticas valorizadas no Colégio Anglo Leonardo da Vinci.

“Para que ocorra a vontade de ler, é necessário ocorrer significados atrelados às emoções positivas. A neurociência chama isso de ‘valências’. Ao trazer um jabuti para a escola, propiciei valências. Quando estiverem lendo outros livros, os estudantes se lembrarão de momentos divertidos. Isso reverberará em uma leitura prazerosa e na alfabetização que faz sentido”, ressalta a professora Jaqueline.