Projeto com o livro “O mostro das cores” desenvolve habilidades socioemocionais

Indo muito além do entretenimento, as histórias infantis possuem um forte componente didático e contribuem para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais nas crianças. Por isso, a leitura é bastante explorada no Colégio Anglo Leonardo da Vinci a partir do Ensino Fundamental 1.

Na unidade Alphaville 2, o livro “O Monstro das Cores” foi apresentado à turma do 1° ano e rendeu muitas reflexões. A obra, escrita pela terapeuta Anna Llenas, traz a história do mostro que faz uma bagunça em suas emoções e precisa colocar em ordem a alegria, representada pela cor amarela, a tristeza (azul), a raiva (vermelho), o medo (preto) e a calma (verde).

Entre as questões que surgiram em conversa com as professoras Natali e Thais, está: “como lidar com tantos sentimentos diferentes? “Trabalhar as emoções por meio das cores foi uma estratégia lúdica para ampliar o repertório das crianças sobre suas emoções. Cada cor traz um significado e as leva à consciência do que estão sentindo. Com isso, podem enfrentar o que parece ser difícil e assustador e desfrutar de sentimentos positivos”, explicam as professoras.

Segundo elas, essa atividade favoreceu o convívio social saudável em casa e na escola. “Faz parte do foco na formação integral. Olhamos para o aluno por completo e proporcionamos a ele experiências que serão fundamentais na vida, tornando-os adultos mais confiantes, seguros e empáticos”, acrescentam.

O projeto foi concluído com a história contada pelos próprios estudantes, por meio da sacola dos monstros que foi confeccionada por eles. Uma vivência tão boa que expandiu para fora da sala de aula e foi compartilhada com amigos e familiares.